Biofilia, este termo está bem em voga nos últimos tempos, e, mesmo indiretamente, você já deve estar usando e nem sabe.

O que seria?

Trazer uma conexão com a natureza, este é o conceito da biofilia, uma ciência que teve início na década de 60, mas que se popularizou com o Biólogo Edward O. Wilson, a partir de 1980, ao propor esta reconexão .

O termo grego significa “amor às coisas vivas”, procurando um melhor equilíbrio emocional e bem estar do ser humano.

Vivemos tempos tão modernos, onde ele passou a ficar escasso, e para nos mantermos conectados com a natureza, precisamos trazê-la para mais perto de cada um de nós.

Através da biofilia, de alguma forma, conseguimos recuperar o “tempo perdido”, permitindo momentos de interiorização.

O objetivo aqui é incorporar características da natureza aos espaços construídos, tanto residenciais e comerciais como espaços corporativos, através da utilização de vasos com plantas de diversos portes e tamanhos; materiais mais naturais como a argila e madeira; materiais e texturas que remetem ao natural e ao bem estar; fontes de água, outra forma muito utilizada para conectar os sentidos, como a audição e o olfato, que pode ser aguçado, também, com aromas que remetem às cheiros e aromas da natureza.

Estudos científicos comprovam que o convívio do Homem com a energia da natureza é benéfica à saúde, pois proporciona agradável sensação de bem-estar, reduz estresse e eleva a autoestima. Já no campo corporativo, a produtividade e a criatividade aumentam.

O que você está esperando para fazer um projeto para o seu ambiente?

crédito da imagem: Maíra Allemand

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário